segunda-feira, 27 de outubro de 2008

"Somos o que somos, não o que dizem"


Vivemos em uma época muito diferente do nosso passado. Uma época que avança muito rápido, e onde pessoas e empresas têm muita dificuldade de acompanhar o incessante e acelerado ritmo do Mercado. Este ritmo é imposto pelo próprio mercado e pela concorrência entre as empresas para expandir sua atuação e influencia sobre determinados mercados.
Como uma empresa pode ampliar sua área de atuação? Ela deve na maior parte das vezes ampliar seu poder de influenciar as pessoas a aderirem a seus produtos e serviços. E este poder de influenciar pessoas, de divulgar empresas, de ampliar mercados é Marketing.

Atualmente é crucial para qualquer empresa, ter bons Talentos
Há 30 ou 40 anos atrás as empresas buscavam meramente mão de obra em sua generalidade. Pois o que as empresas necessitavam era produzir mais. As empresas tinham grande facilidade de colocar seus produtos no mercado. Então começaram a surgir concorrências, e surgiu a necessidade de uma empresa influenciar um comprador a seu favor, em vez de comprar dos concorrentes.
Com o Surgimento do Marketing, as empresas começaram a expandir seus mercados e a crescer exponencialmente, e novamente necessitava de Mão de Obra. Mesmo que desqualificada, eles precisavam de trabalhadores. Mas com o avanço tecnológico e a constante mudança do mercado mundial, atualmente apenas mão de obra e Marketing, não faz com que as empresas se destaquem. É necessário que a empresa possua Talentos, ou seja, precisa de empregados ou pessoal que possa pensar por si mesmo, e que traga soluções para seus problemas.
É muito difícil para uma empresa achar um talento destes, pois o mercado de profissionais é muito grande. Então como uma empresa pode conhecer um talento?Através do Marketing Pessoal so mesmo.

Marketing pessoal é o ato de um indivíduo ir modificando seu comportamento e sua forma de agir, visando um melhor posicionamento no mercado, em empresas que lhe interessam. Para isso o individuo precisa desenvolver técnicas para poder divulgar sua imagem
, sua competência e utilizar seus contatos para chegar onde quer e precisa então começar a se divulgar, entre seus conhecidos, clientes, outros.
Marketing pessoal precisa ser feito na base da verdade, ética e valores do ambiente onde você quer atuar. Não adianta criar um personagem, visando conseguir um emprego, pois pode acontecer de descobrirem que você não tem a capacidade que demonstrou, e com certeza irá perder o emprego e qualquer possibilidade de indicação posterior. Então tome cuidado com seu marketing pessoal.
A “Propaganda Pessoal”, quando mal utilizada pode fazer com que você perca seu emprego, ou que fique parado em sua carreira, fazendo alguma função secundária e sem importância de sua empresa.


Digo isso, pois o Marketing pessoal é uma ferramenta ou técnica para você divulgar melhor quem você é. E NÃO para você divulgar uma mentira, tentando uma melhor colocação no mercado. Imagine se você conseguir ser contratado para uma vaga qual você não tem a menor experiência ou conhecimento, mas disse que era “expert” apenas para conseguir o emprego? Com certeza você não vai ficar nesse emprego.

Lembre-se, seja sempre você mesmo, e demonstre sua competência e qualidades. Demonstre o que você realmente sabe fazer e as áreas em que é bom. Pois somente assim você será realmente reconhecido profissionalmente e financeiramente.

Utilize corretamente todas as técnicas de marketing pessoal, não somente em uma entrevista, mas em seu dia a dia. Esteja sempre bem apresentado, falando corretamente. Escreva seus e-mails e documentos sem erros e com uma boa concordância. Aprenda a conhecer pessoas e a fazer contatos, e quem sabe amigos. Seja paciente, honesto, correto, enfim, utilize da melhor forma possível tudo o que pode para se promover, mas “seja assim”, não apenas demonstre algo que não é.

Texto de referência: Marketing Pessoal.

pesquisa www.wikipedia.org

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

CIBERCULTURA: "Segundo Dilúvio"

A obra "Cibercultura", de Pierre Lévy, editora 34,é fruto de um relatório encomendado pelo Conselho Europeu, aborda as implicações culturais do desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação.Neste livro Lévy afirma que "Estamos vivendo a abertura de um novo espaço de comunicação e cabe a nós explorar as potencialidades mais positivas deste espaço no plano econômico político, cultural e humano".A obra nos convida a pensar a cibercultura, resgatando aspectos históricos que exercem influência sobre a modernidade como a entrevista de Albert Eistein na década de 50, na qual declarou que três grandes bombas haviam explodido durante o século XX: a emográfica, a Atômica e a Bomba das Telecomunicações. O que Aisten chamou de "Bomba das Telecomunicações", Roy Ascott, um pioneiro das artes em rede, chamou de "Segundo Dilúvio", o das informações.De fato a quantidade de dados disponíveis se multiplica e acelera cada vez mais,assim, acaba promovendo o aumento nos bancos de dados, hipertextos e nas redes interligadas à era digital.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Em algum lugar do Brasil está sobrando dinheiro?


Economia é o estudo do processo de produção, distribuição e consumo dos bens e serviços.

O Brasil é a nona maior economia mundial de acordo com o Produto Interno Bruto calculado com base no método da paridade do poder de compra segundo o Fundo Monetário Internacional.O Brasil é visto pelo mundo como um país com muito potencial assim como a Rússia, Índia e China, as economias BRIC, uma sigla criada em novembro de 2001 pelo economista Jim O´Neill, do grupo Goldman Sachs, criou o termo para designar os 4 (quatro) principais países emergentes do mundo, a saber: Brasil, Russia, India e China no relatório "Building Better Global Economic Brics".A política externa adotada pelo Brasil prioriza a aliança entre países subdesenvolvidos para negociar com os países ricos. Assim como a Argentina e a Venezuela vêm mantendo o projeto da ALCA, (Área de Livre Comércio das Américas), em discussão conjuntamente com os Estados Unidos. Existem também iniciativas de integração na América do Sul, cooperação na economia e nas áreas sociais.
Alguns especialistas em economia, como o analista Peter Gutmann, afirmam que em 2050 o Brasil poderá vir a atingir estatisticamente o padrão de vida verificado em 2005 nos países da Zona Euro.



Linguagem Sobre a Natureza da Economia de Mercado

•Ativo financeiro: Todo e qualquer título representativo de parte patrimonial ou dívida.

•Atuário: Tipo de cálculo matemático. Muito utilizado pelas companhias de seguro para determinar o preço das apólices de seguro a partir do estudo das probabilidades de que ocorram acidentes ou sinistros.

•Aumento de capital: Incorporação de reservas e/ou novos recursos ao capital da empresa. Realizado, em geral, mediante bonificação, elevação do valor nominal das ações e/ou direitos de subscrição pelos acionistas, ou também pela incorporação de outras empresas.

•Aumento do valor nominal: Alteração do valor nominal da ação em conseqüência de reservas ao capital de uma empresa sem emissão de novas ações

•Averbação: Documento utilizado pelo Segurado para informar à Seguradora sobre verbas e objetos a garantir nas apólices abertas. Muito utilizado no Seguro de Transportes.

•Ação: Título negociável, que representa a menor parcela em que se divide o capital de uma sociedade anônima.

•Ação aquário: Aquela que move os índices e altera.

•Balança comercialRegistra os valores das exportações e das importações. Se o valor das exportações superar os das importações, a balança comercial apresenta superávit comercial. Se acontecer o contrário, teremos déficit comercial. CopomConselho ligado ao Banco Central que se reúne duas vezes por mês para definir a taxa de juro básica da economia, a Selic, aquela que remunera os títulos do governo, e que serve de referência para os bancos fixarem as suas taxas de juros.

•BACEN: Sigla para Banco Central do Brasil. O BACEN é um órgão federal que atua como o banqueiro do Governo, responsável por gerir o sistema financeiro, fazendo cumprir as disposições que regulam o funcionamento do sistema. Entre suas principais atribuições estão a emissão de moeda, o financiamento da dívida publica, etc.

•BBC - Bônus do Banco Central: Sigla de Bônus do Banco Central. Título de curto prazo emitido pelo Bacen, que rende uma taxa definida pelo próprio Bacen.

•BID: Sigla de Banco Interamericano de Desenvolvimento, órgão internacional de ajuda a países subdesenvolvidos e em desenvolvimento na América Latina.

•BIRD: Órgão internacional de ajuda a países subdesenvolvidos e em desenvolvimento no Mundo. Também conhecido como Banco Mundial, o BIRD foi criado logo após a 2ª Guerra Mundial para a ajudar a Europa Oriental.


•BM&F- Bolsa de Mercadorias e Futuros : Bolsa onde são negociados contratos derivativos de juros, câmbio, bolsa e de mercadorias como boi gordo, ouro e café.

•BNDES: Sigla utilizada para designar o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Ógão governamental, lhe compete a implementação de políticas de investimentos empresariais de longo prazo.

•Balancete: Balanço parcial da situação econômica e do estado patrimonial de uma empresa, referente a um período de seu exercício social.

•Benchmarking: É um processo gerencial desenvolvido e sistematizado no Ocidente, mas cujas origens encontram-se em práticas ancestrais adotadas pelos japoneses e copiadas e adaptadas pelas empresas norte-americanas. É um processo contínuo e sistemático para avaliar, medir e comparar produtos, serviços, processos e funções de empresas identificadas como "melhores da classe" com a finalidade de melhoria da organização, comparação com os concorrentes, desenvolver objetivos produto e processo e estabelecer prioridades e metas. A idéia básica é de que, ainda que não haja um modelo ideal a ser seguido, existem muitas empresas excelentes com as quais se pode aprender coisa relevante.

•Beneficiário: Pessoa física ou jurídica a quem o segurado reconhece o direito de receber a quantia correspondente a determinada indenização derivada da apólice do seguro. Em princípio, o segurado é o beneficiário do seguro, mas também há casos em que ele indica um beneficiário (plano de previdência privada e seguros de vida), onde o risco coberto é a morte do próprio segurado. Pessoa em cujo proveito se faz o seguro.

•Benefícios : Dividendos, bonificações e/ou direitos de subscrição distribuídos, por uma empresa, a seus acionistas.



•Câmbio:Operação financeira de venda, troca ou compra de valores em moedas de outros países. é um elemento do sistema monetário internacional, regulamentado com o objetivo de facilitar as transações entre países. Taxa de câmbio é a medida pela qual a moeda de um país pode ser convertida em moeda de outro país de modo a viabilizar transações comerciais ou financeiras. Em geral, usa-se como referência cotar uma moeda em relação ao dólar norte-americano. A taxa de câmbio de um país, como qualquer preço da economia, varia em função da oferta e da procura (demanda). CÂMBIO: Valor que determina o preço de moedas em vários países.

•CPMF: Sigla de Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira. Contribuição federal que é cobrada sobre todo dinheiro que sai de uma conta corrente, não importando o motivo da retirada, seja para pagar uma conta, seja para aplicar em um fundo de investimento. O valor da CPMF é de 0,38% sobre a movimentação. Ex.: ao se sacar um cheque no valor de R$ 1000,00, paga-se R$ 3,80 de CPMF, debitado automaticamente na conta corrente.

•Caderneta de poupança: Depósito de poupança, em dinheiro, que acumula juros e correção monetária, cujos recursos são destinados ao financiamento da construção e da compra de imóveis.

•Caixa de registro e liquidação: Empresa responsável pela liquidação e compensação das negociações a vista, a termo e de opções, realizadas em bolsa.

•Deflação: É a queda do nível geral de preços. O oposto de inflação.

•Demanda: Procura por bens e serviços. A expressão "aquecimento da demanda" significa que a procura por determinado bem ou serviço aumentou consideravelmente.

•Democratização do capital: Processo pelo qual a propriedade de uma empresa fechada se transfere, total ou parcialmente, para um grande número de pessoas que desejam dela participar e que não mantêm, necessariamente, relações entre si, como grupo controlador ou com a própria companhia.


•Desvalorização da Taxa de Câmbio: Perda de valor da taxa de câmbio. Ex: a frase "o real se desvalorizou frente ao dólar" quer dizer que agora deveremos gastar mais reais para cada dólar comprado.


•Economia positiva, enquanto tal, evita juízos de valor econômicos. Por exemplo, uma teoria econômica positiva pode descrever como o crescimento da oferta monetária afeta a inflação, mas não fornece nenhuma instrução quanto a que política deveria ser adotada.


•Economia normativa, os economistas prescrevem como o mundo deveria ser.Por exemplo: O Banco Central deveria reduzir a quantidade de moeda emitida. Neste caso, envolve questões como valores, ética e política .



•Equilíbrio do Mercado: Diz-se que um mercado financeiro está em equilíbrio quando os compradores e os vendedores chegam a um consenso quanto aos preços usuais dos ativos transacionados. Para haver um equilíbrio no mercado, a oferta e a procura de um determinado ativo devem ser razoavelmente equivalentes, caso contrário um dos lados ou quer comprar barato (oferta excessiva) ou vender caro (demanda excessiva), levando ao desequilíbrio do mercado.

FMI: Sigla de Fundo Monetário Internacional, instituição que congrega 182 países. O FMI tem como finalidade básica emprestar recursos aos países membros que estejam com dificuldades de cumprir com seus pagamentos a outros membros.

•IPCA/IBGE: Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Ele é utilizado pelo Banco Central para o acompanhamento dos objetivos estabelecidos no sistema de metas de inflação, adotado a partir de julho de 1999. Produzido pelo IBGE desde 1980, mede as variações de preços ao consumidor praticados nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Goiânia. O IPCA reflete a variação dos preços das cestas de consumo das famílias com recebimento mensal de 1 a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte. Trata-se de um índice mensal.

•Insider: Investidor que tem acesso privilegiado a determinadas informações, antes que estas se tornem conhecidas no mercado.

•Institucional (investidor): Instituição que dispõe de vultosos recursos mantidos em certa estabilidade e destinados à reserva de risco ou à renda patrimonial e que investe parte dos mesmos no mercado de capitais.

•Investimento: Emprego da poupança em atividade produtiva, objetivando ganhos a médio ou longo prazo. É utilizado, também, para designar a aplicação de recursos em algum tipo de ativo financeiro.

•Inflação:Indicador que expressa o aumento médio de preços de uma economia ou de segmentos desta economia, provocando perda do poder aquisitivo da moeda. Os índices de inflação servem também como indexadores de reajuste nos contratos de aluguel.

• Investimento estrangeiro: investimento estrangeiro consiste na aquisição de empresas, equipamentos, instalações, estoques ou interesses financeiros de um país por empresas, governos ou indivíduos de outros países. O investimento de capital estrangeiro pode ser direto ou indireto.O investimento estrangeiro direto é aquele aplicado na participação acionária de empresas já existentes ou na criação de novas empresas.O investimento estrangeiro indireto assume a forma de empréstimos e financiamentos a longo prazo.

•Juros: é a remuneração que o tomador de um empréstimo tem que pagar ao proprietário do dinheiro emprestado. O juro pode ser simples ou composto. O juro é simples quando calculado sobre o montante do capital. é composto quando o juro vencido e não pago é somado ao capital emprestado, formando um montante sobre o qual é calculado o juro seguinte e assim sucessivamente.

• Liquidez: Maior ou menor facilidade de se negociar um título, convertendo-o em dinheiro.

•Lote: Quantidade de títulos de características idênticas.

•Lote fracionário: Quantidade de ações inferior ao lote-padrão.

•Lote redondo : Lote totalizando um número inteiro de lotes-padrões.
· Macroeconomia é o estudo do comportamento agregado de uma economia, ou seja, das principais tendências (a partir de processos microeconômicos) da economia no que concerne principalmente à produção, à geração de renda, ao uso de recursos, ao comportamento dos preços e ao comércio exterior. Os objetivos da macroeconomia são principalmente: o crescimento da produção e consumo, o pleno emprego, a estabilidade de preços, o controle inflacionário e uma balança comercial favorável.


• Microeconomia é definida como um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma série possivel de fins. Os desdobramentos lógicos desse problema levam ao estuda o comportamento econômico individual de consumidores e firmas bem como a distribuição da produção e rendimento entre eles. A Microeconomia é considerada a base da moderna teoria econômica, estudando suas relações fundamentais.


•Mercado de ações: Mercado de ações
Segmento do mercado de capitais, que compreende a colocação primária em mercado de ações novas emitidas pelas empresas e a negociação secundária (em bolsas de valores e no mercado de balcão) das ações já colocadas em circulação.


•Mercado de balcão: Mercado de títulos sem lugar físico determinado para as transações, as quais sõ realizadas por telefone entre instituições financeiras. São negociadas ações de empresas não registradas em bolsa de valores e outras espécies de títulos.

•Mercado financeiro: É o mercado voltado para a transferência de recursos entre os agentes econômicos. No mercado financeiro, são efetuadas transações com títulos se prazos médios, longo e indeterminado, geralmente dirigidas ao financiamento dos capitais de giro fixo.


•Nota promissória: Título que o tomador de um empréstimo assina, declarando dever um montante equivalente ao empréstimo tomado. os.

•Ordem: Instrução dada por um cliente a uma sociedade corretora, para a execução de compra ou de venda de valores mobiliários.


•Ordem a mercado: Ordem só há a especificação da quantidade e das características de um valor mobiliário. Deve ser efetuada desde o momento de seu recebimento no pregão.


•Ordem administrativa: O investidor especifica somente a quatidade e as características dos valores mobiliários ou direitos que deseja comprar ou vender. A execução da ordem ficará a crédito da corretora.
Patrimônio líquido : No balanço patrimonial, a diferença entre o valor dos ativos e dos passivos e resultado de exercícios futuros, representa o patrimônio líquido, que é o valor contábil pertencente aos acionistas ou sócios.


•POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA - Pessoas ocupadas e desocupadas no período de referência da pesquisa.

•POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA (PEA) - Pessoas ocupadas e desocupadas no período de referência da pesquisa. (Pesquisa Mensal de Emprego).


•PIB – Produto Interno Bruto,bens e serviços produzidos no país, descontadas as despesas com os insumos utilizados no processo de produção durante o ano. É a medida do total do valor adicionado bruto produzido por todas as atividades econômicas. (Sistema de Contas Nacionais).

•PRODUTO NACIONAL BRUTO (PNB) - Valor total de mercado dos bens e serviços produzidos pela economia de um país, em geral durante um ano, computado antes que se desconte a depreciação do capital usado no processo de produção. Usado como um dos indicadores do nível econômico do país. (FEEMA, 1990). (18)
•Posição em aberto: Saldo de posições mantidas pelo investidor em mercados futuros e de opções.

•P/L: Índice Preço/Lucro
Quociente da divisão de preço de uma ação no mercado. Assim, o P/L é o número de anos que se levaria para reaver o capital aplicado na compra de uma ação, pelo recebimento do lucro gerado por uma empresa. Para tanto, torna-se necessário que se condicione essa interpretação à hipótese de que o lucro por ação se manterá constante e será distribuído todos os anos.

•Quadro de cotações: Local no recinto de negociações das bolsas de valores onde os diversos preços e quantidades de ações negociadas são apresentados.


•RATE : Tarifa. Taxa.

• Reservas: Recursos que um país tem disponíveis para gastar imediatamente, caso tenha urgência. São usadas, principalmente, para cobrir déficits nas contas internacionais, como o pagamento de juros de dívidas, e garantir a estabilidade da moeda, evitando ataques especulativos, por exemplo.

•Receita Bruta: Total de reais recebido pela venda dos produtos ou serviços da empresa, sem qualquer dedução.

•SNIPC :O Sistema Nacional de Preços ao Consumidor - efetua a produção contínua e sistemática de índices de preços ao consumidor, tendo como unidade de coleta estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, concessionária de serviços públicos e domicílios (para levantamento de aluguel e condomínio). O período de coleta do INPC e do IPCA estende-se, em geral, do dia 01 a 30 do mês de referência. A população-objetivo do INPC abrange as famílias com rendimentos mensais compreendidos entre 1 (hum) e 6 (seis) salários-mínimos, cujo chefe é assalariado em sua ocupação principal e residente nas áreas urbanas das regiões; a do IPCA abrange as famílias com rendimentos mensais compreendidos entre 1 (hum) e 40 (quarenta) salários-mínimos, qualquer que seja a fonte de rendimentos, e residentes nas áreas urbanas das regiões.


•Split: Elevação do número de ações representantes do capital de uma empresa pelo desdobramento, com a correspondente redução de seu valor nominal.

•SELIC : Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Sistema computadorizado, em tempo real, do Banco Central, ao qual apenas as instituições credenciadas no mercado financeiro têm acesso. A funcão do SELIC é receber o título do vendedor e transferí-lo ao comprador, ao mesmo tempo em que recebe o dinheiro do comprador e o repassa ao vendedor. Através do Selic os negócios têm liquidação imediata. O Selic também monitora as reservas financeiras dos bancos.

•Taxa Over : É uma metodologia de cálculo para a taxa de juros, utilizada apenas no Brasil, remanescente do período de taxas inflacionárias altas. Atualmente é utilizada como padrão para empréstimos entre bancos.

•Taxa de Custódia : Taxa cobrada pela corretora de valores mobiliários pela manutenção das ações de seus clientes sob sua guarda (responsabilidade).

•Taxa de Performance : Taxa percentual cobrada pelos bancos sobre uma parcela da rentabilidade do fundo de investimento, que exceder a variação de um determinado índice previamente estabelecido. Ex.: se a taxa de performance é de 25% sobre o IGP-M, significa que este percentual será cobrado sobre os rendimentos que ultrapassarem a variação do IGP-M no período.

•Taxa de crescimento: Variação de um determinado indicador durante um período de tempo. Um dos indicadores mais usados é o PIB: taxa de crescimento do PIB, significando a taxa de crescimento da economia de um país.

•Venda em margem: Venda, a vista, de ações obtidas por empréstimo, pelo investidor, em uma sociedade corretora que opere em bolsa. É uma modalidade de operação da conta margem.

•Volatidade : Indica o grau de variação das cotações de um título em um determinado período.

•Volatilidade : A tendência de um investimento experimentar oscilação de preços (para cima e para baixo).



FONTES: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil;www.bovespa.com.br; http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/; blog de Maurício Martins; blog conversa fiada de Paulo Henrique Amorim e www.sociedadedigital.com.br/artigo.

domingo, 12 de outubro de 2008

Di@ d@s Cri@nç@s
O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920.

Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de
"criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi
oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.


Em Santa Rita do Araguaia, o PETI( Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) comemora o dia das crianças com música, apresentoções de teatro , festa e brinquedos. A alegria das crianças que participam deste programa só foi possível com a ajuda da empresa Mosaic e do vereador Carlão , graças a estes colaboradores existe o trabalho de renovação, vida nova.É isso que o PETI vem buscando com o atendimento das famílias cadastradas, desenvolvendo sua consciência e orientando sobre o verdadeiro significado do PETI. Um exemplo disso foi a festa de realizada no dia 10/10/08 , onde houve uma grande integração entre os pais, as crianças, voluntários e os instrutores do programa.



Em outros países

Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil.
Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e
Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio,
é a vez das crianças da China e do Japão comemorarem!

Dia Universal da Criança

Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.


Fonte: site Shopping b - http://www.shoppingb.com.br/

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

AMBIENTALISTAS DISCUTEM CONSUMO CONSCIENTE


O Encontro Ambientalista dos Campos Gerais começou ontem e discutirá maneiras de colaborar com o meio ambiente.

Fórum reúne educadores ambientais em Goiânia


A ministra Marina Silva abre quarta-feira (3/11), no Centro de Convenções de Goiânia (GO), o V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. Promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Rede Brasileira de Educação Ambiental, o encontro objetiva contribuir para avaliação e fortalecimento da Política Nacional de Educação Ambiental e do Sistema Brasileiro de Informação em Educação Ambiental, e proporcionar aos educadores ambientais espaço para o diálogo e trocas de experiências. “Será o maior espaço para encontro de educadores do País”, disse Heitor Queiroz, técnico da Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente. Ele estima a participação de cerca de quatro mil pessoas no encontro, que reunirá educadores, ambientalistas e especialistas em educação ambiental.
Um dos resultados do V Fórum será a conclusão do processo de consulta pública para o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNeA)



Este encontro contará com palestras e oficinas para discutir o consumo consciente e alternativas simples que podem contribuir com o meio ambiente.


LIXÕES




Em Mato Grosso, 132 dos 141 municípios possuem lixões e desse total 69 estão em processo de regularização. Para trabalhar essa questão com as prefeituras, a Coordenadoria de Gestão de Resíduos Sólidos está realizando uma série de visitas aos municípios do interior do Estado. O objetivo é programar o processo de regularização de lixões e, as discussões em torno do problema.